Outubro Rosa





O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Enfim, um mês que tanto representa à todos, lembrando que homens também podem ter câncer de mama, não deve passar sem uma postagem aqui, então segue a dica:

- Você deve realizar o auto-exame das mamas mensalmente para se familiarizar com a aparência e consistência habitual de suas mamas.
- O melhor período para realizar o auto-exame é dois a três dias após o término da menstruação, quando suas mamas estão menos inchadas e dolorosas.
- Se você já teve a menopausa, escolha o dia do mês mais fácil de lembrar, como o primeiro dia do mês ou o dia de seu aniversário.
- O importante do auto-exame é procurar e sentir mudanças.
- A Figura abaixo mostra sinais de possibilidade de câncer de mama. Os sinais mais comuns de câncer de mama são um nódulo ou rigidez que persiste. Outros sinais que devem ser procurados incluem inRetraçõeschaço, dobras, retrações, vermelhidão e feridas da pele, ou ainda um mamilo que muda de formato, apresenta crosta, ou se torna invertido (vira para dentro). Algumas mulheres têm mamilos normalmente invertidos. A maioria das mudanças não significa que existe câncer. No entanto, qualquer mudança deve ser avaliada completamente por um médico ou enfermeiro.







Passo a Passo para ajudá-la a realizar o auto-exame das mamas:



1) Fique em pé na frente de um espelho com seus braços estendidos ao lado .O contorno das mamas está preservado, sem inchaços ou distorções? Ambas as mamas estão em seu tamanho, forma e coloração habitual? Existem dobras ou retrações da pele? O mamilo das mamas mudou de posição? Enquanto você realiza os dois passos seguintes, procure por alterações da forma ou contorno das mamas.



2) Primeiro coloque suas mãos atrás da cabeça e empurre-as suavemente para frente. Em seguida, coloque suas mãos no quadril e incline seus ombros e cotovelos para frente. Comprima suavemente cada mamilo entre seus dedos para procurar secreções.



3) Em seguida, sinta suas mamas. Isto é mais bem realizado enquanto você toma banho, com sua pele molhada e ensaboada. Também sinta a área do colo e a axila de cada lado.



4) Em seguida, segure a mama esquerda com a mão esquerda. Use os dedos da mão direita para comprimir a mama, procurando por nódulos ou mudanças. Após sentir toda a mama, troque as mãos e repita o processo na outra mama.



5) Cuidadosamente sinta cada mama com a polpa dos dedos da mão do lado oposto. É importante examinar toda a mama. O melhor jeito para fazer isto é seguir um padrão.



- Algumas mulheres começam no mamilo e avançam na mama fazendo círculos cada vez maiores até chegar aos limites externos da mama.



- Outras mulheres movem seus dedos para cima e para baixo em linhas verticais imaginárias, movendo-os gradualmente de um lado para outro da mama.



- Algumas mulheres dividem a mama, mentalmente, em duas cunhas. Elas iniciam na borda externa de uma cunha e vão palpando em direção ao mamilo, e, então, elas se movem para a outra cunha, repetindo o processo até que toda a mama tenha sido examinada.



6) Para completar o exame, deite-se e novamente sinta cuidadosamente cada mama com a polpa dos dedos da mão oposta (Figura 31). Examine a mama começando na ponta do mamilo, sentindo todo o contorno mamário em direção externa. Use uma pressão firme e suave para que você sinta o tecido abaixo da pele. Certifique-se de sentir debaixo do mamilo, procurando por nódulos fixos.



As mulheres que já realizaram cirurgia para câncer de mama, continue a realizar o auto-exame mensalmente, além dos exames realizados pelo seu médico. É importante que o auto-exame seja realizado mensalmente para auto conhecimento, diagnóstico precoce, prevenindo de agravos à saúde e promovendo assim melhor qualidade de vida.

Nenhum comentário: