...Sei que meu cérebro pulsa, contrai e recolhe pensamentos fugitivos, buscando razões para coisas mínimas, sem entender a essência de seu próprio ser. Talvez a morte seja a resposta. E eu busco respostas...
O cérebro pulsa, pois é feito de tecido mole que se expande e se retrai a cada pulsação de suas artérias!
As estruturas que formam o SNC ( Sistema Nervoso Central) são nobres e altamente especializadas que exigem para o seu metabolismo um suprimento permanente e elevado de glicose e oxigênio. A atividade funcional do encéfalo depende de um processo de oxidação de carboidratos e não pode , mesmo temporariamente ser sustentada por metabolismo anaeróbio.O consumo de oxigênio e glicose pelo encéfalo é muito elevado e requer um fluxo sanguíneo geralmente intenso. Quedas na concentração de glicose e oxigênio no sangue circulante ou, a suspensão do afluxo sanguíneo ao encéfalo não são toleradas além de um período muito curto.A parada da circulação cerebral por mais de sete segundos leva o indivíduo à perda da consciência. Após cerca de cinco minutos começam a aparecer lesões que são irreversíveis, pois, as células nervosas não se regeneram.Os processos patológicos que acometem os vasos cerebrais interrompem a circulação de determinadas áreas encefálicas, causando necrose e amolecimento do tecido nervoso, acompanhados de alterações nervosas, sensoriais ou psíquicas que podem ser características para a área e a artéria lesada.
Um comentário:
Fantástico, este post merece muito meu respeito, de muito bom gosto. A poesia é ótima, muito bom essa mistura de áreas. Parabéns.
Postar um comentário